quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

RECORDAR S. JOÃO DE BRITO

..
..
..
...



A aclamação da santidade exemplar, na pessoa dos santos portugueses.


Os santos que sejam verdadeiras testemunhas de Cristo e do seu Evangelho são escutados pelos homens contemporâneos. PE. CORREIA DA CUNHA recordava este Santo Português nascido na Calçada de Santo André (Costa do Castelo), como um elemento constitutivo da Igreja e da Comunidade cristã, que hoje queremos recordar:


O dia 04 de Fevereiro é dedicado a São João de Brito.


Venerado com especial fervor pelo povo português, São João de Brito é filho de D. Salvador de Brito Pereira, governador-geral do Brasil no tempo de D. João IV, e de Dona Brites de Portalegre, tendo nascido na calçada de S. André (Costa do Castelo)*, em Lisboa, no dia 10 de Março de 1647.


De ascendência fidalga, foi educado na corte portuguesa. Na adolescência, é vítima de uma grave enfermidade, tendo a sua cura marcado uma viragem na sua vida, dado que para dar cumprimento à promessa de sua mãe, teve que vestir o hábito de S.Francisco Xavier. São João de Brites ingressou na Companhia de Jesus aos 17 anos de idade.

Fez estudos em Évora e Coimbra e foi ordenado sacerdote em 1673.





São João de Brito partiu em missão para a Índia, onde adoptou o modo de viver dos monges brâmanes saneasses e assumiu a língua e costumes locais para melhor poder espalhar a Boa Nova do Evangelho.

A sua figura é emblemática do novo método de evangelização seguido na Índia pelos missionários.


São João de Brito foi perseguido, preso e açoitado até ser deportado para a corte portuguesa.Ultrapassando todos os obstáculos volta a partir para a Índia a 8 de Abril de 1690 para a pregação do Evangelho.

Corre célere a fama do Apóstolo. Os poderosos locais olham-no com desconfiança e a condenação à morte não tarda, acontecendo a 4 de Fevereiro de 1693.O cadáver é amputado de pés e mãos, sendo os despojos dados às feras e aos abutres. Os cristãos recolheram o crânio e alguns ossos, e começaram a venerar o local do martírio.Séculos mais tarde, o Papa Pio XII mandou canonizar o santo missionário português a 22 de Junho de 1947.

* Fotografia da casa onde nasceu S.João de Brito na Costa do Castelo e da imagem do Santo na fachada do Panteão Nacional, sito na Paróquia de São Vicente de Fora.


.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário