sábado, 23 de maio de 2009

PE CORREIA DA CUNHA E OS DOENTES

..









.
.



‘’Sou chamado a anunciar a esperança e o amor do Pai’’




Pe. Correia da Cunha, quando jovem, como sabem, foi capelão do Hospital da Marinha em Lisboa.
A sua dedicação ao serviço dos doentes e dos mais necessitados sempre foram prioridades da sua vocação sacerdotal.



Um seu paroquiano, oficial superior do exército, foi internado por motivos de saúde no Hospital Militar Principal na Estrela. Pe Correia da Cunha, ao tomar conhecimento dessa situação, sentiu de imediato a necessidade de ali o ir visitar e levar-lhe a sagrada comunhão.



Um belo dia, muito feliz, vestiu a sua batina e lá se deslocou ao Hospital Militar para visitar esse seu querido amigo paroquiano.

Ao entrar na enfermaria, onde se encontrava seu amigo na companhia de mais dois companheiros de armas, depois de os saudar e desejar-lhes a PAZ, Pe Correia da Cunha, dirigiu-se ao seu paroquiano nestes modos:


- Aqui vem este burrinho carregado com Nosso Senhor, cansado não com o peso Dele mas do peso dos meus pecados.

 

Houve um silêncio absoluto no local. Depois de se inteirar do estado de saúde do seu amigo e dos restantes parceiros de quarto, Pe. Correia da Cunha improvisou sobre uma mesa-de-cabeceira um lindo altar, onde expôs o Santíssimo e deu início a uma harmoniosa liturgia de adoração e a um brilhante cerimonial próprio da ocasião. Não faltaram os cânticos, os salmos e as leituras, assim como a distribuição da Comunhão no final. Obviamente, que Pe. Correia da Correia não podia esquecer a homilía, própria para a circunstância. Um cerimonial sem esta prática não era cerimonial para Pe Correia da Cunha.
 
 
A pouco e pouco a enfermaria foi-se enchendo de pessoas havendo a necessidade de abrir as portas para as muitas pessoas que já enchiam o longo corredor.

Durante o cerimonial os rostos dos doentes, como dos participantes, irradiavam uma imensa alegria de satisfação interior.
No final, todos se interrogavam sobre: - quem era aquele Sr. Padre e exclamavam que bela cerimónia tinham presenciado e participado.

O Sr. Oficial, muito vaidoso, orgulhoso e muito contente lá ia informando:

- É o Sr. Padre Correia da Cunha, o meu prior de São Vicente de Fora.
 
 
 

Passados uns dias a família deste oficial estava no Cartório Paroquial a agradecer a amabilidade do Pe. Correia da Cunha. Entretanto a mesma aproveitava para reclamar que o Sr. Prior se deveria deslocar de novo ao Hospital pois tanto médicos, enfermeiros e doentes o gostariam de rever … todos dias nos perguntavam quando o Sr. Prior lá iria de novo.

Enquanto esse seu paroquiano esteve hospitalizado naquele Hospital, Pe. Correia da Cunha deslocou-se ali várias vezes.




Pe. Correia da Cunha referia que ficava sempre muito feliz quando verificava que um doente que parecia perdido se recuperava. A amizade nascida nestas circunstâncias era verdadeira e mantida para sempre.



Pe. Correia da Cunha era muito procurado pelos doentes para falarem, chorarem e partilharem o seu sofrimento, sobretudo nos momentos em que se sentiam mais débeis e com muita solidão. Um sorriso, uma palavra de esperança, uma companhia, uma oração ou um simples olhar representavam muito para quem estivesse numa hora de sofrimento.

Pe. Correia da Cunha identificava-se muito com a missão do seu serviço aos irmãos doentes. Perante essa realidade, não tinha dúvidas que do encontro com estes seus irmãos em sofrimento, a esperança passava pelo anúncio da Palavra de Deus, pois Deus é Pai e tem um amor muito particular pelos que sofrem.

Quando acompanhava Pe. Correia da Cunha, nas visitas aos doentes da Paróquia, lembro-me de ele dizer logo à entrada com uma voz vinda do fundo do coração: ‘’ PAZ A ESTA CASA ‘’. Fazia a aspersão com a água benta e acrescentava:

-Senhor Jesus Cristo! Com o vosso humilde e pecador sacerdote, entre também nesta casa a felicidade duradoura, a prosperidade em Deus, a alegria serena, a caridade benfazeja e a saúde inalterável.


Nas suas visitas aos doentes Pe Correia da Cunha levava o conforto da oração da Igreja e a entrega da sagrada comunhão. Estas suas visitas recordavam-me o amor misericordioso do Senhor: ‘’ Deus visitou o seu povo’’. Também procurava sempre dar uma palavra de conforto e solidariedade à família. Sempre vi Pe Correia da Cunha interessado e empenhado nesta sua nobre missão em prol dos seus irmãos doentes.


.

















.

.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário