sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PE. CORREIA DA CUNHA E O EXAME DE CONSCIÊNCIA

..







.
.


VINDE ESPÍRITO SANTO…




Advirto desde já que uma reflexão em torno do tema da liberdade deverá ser prudente. Já o Padre Correia da Cunha nos alertava que não havia ninguém mais livre e com maior soberano respeito à liberdade que o próprio Deus, que nos criou sem nos obrigar sequer a acreditar NELE. Deus era a própria Liberdade. Os seus filhos eram totalmente livres. Todos os homens nascem livres! Onde existir inteligência há liberdade.

O Padre Correia da Cunha não nos aprisionava em longas orações papagueadas… cada um era convidado a fazer a sua oração diária no serviço desinteressado e em plena alegria cristã ao seu irmão mais carenciado e desprotegido… na sua total liberdade!

Dizia ele que não havia mais bela oração… Orar tinha que ser uma participação de liberdade na oração colectiva da assembleia eucarística.


Recordo que o Padre Correia da Cunha na recitação do terço sempre afirmava que as Ave-Marias eram rosas perfumadas que íamos lançando para o regaço da Mãe de Jesus e também nossa mãe. Este desfiar de rosas suavizava este monótono rosário e aumentava o nosso amor à Rainha dos Anjos e dos homens.

A oração para o Padre Correia da Cunha tinha de ser uma admirável sinfonia, saída do fundo do coração de cada um de nós e um pouco perfumada pelas deslumbrantes e belas rosas que íamos lançando na nossa peregrinação humana. Tudo o que era tagarelado dizia Padre Correia da Cunha não subiria ao Céu. Viver Jesus Cristo com a força da nossa paixão era a suprema necessidade que desejava para a então juventude da sua Paróquia de São Vicente de Fora num ambiente onde fosse respeitada a dignidade e a liberdade.



CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NAVAL ANOS 30


Orações e formulário


Antes da confissão, pede ao Divino Espírito Santo que te ilumine para teres a consciência das tuas faltas e da gravidade delas, e roga-lhe a graça de as saber chorar, como Pedro, amargamente…

Evocação e oração

Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações dos vossos fiéis
e ateai neles o fogo do vosso amor!

V – Enviai o vosso Espírito e tudo será criado:

R - E renovareis a face da terra.

Oremos.

Ó Deus, que iluminastes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo,
- Concedei-nos a graça de termos gosto pelos verdadeiros bens, que Ele nos mostra e de gozarmos sempre a sua consoladora assistência.
Nós Vo-lo rogamos por Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo Deus, convosco vive e reina, na unidade do mesmo Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
R – Ámen

Outra oração

Vinde Espírito Santo!
Iluminai a minha consciência, para que veja com possível exactidão, a desgraça do mal que eu cometi;
Fortalecei a minha vontade, para que daqui em diante não torne a ofender-vos a Vós, que com o Eterno Pai, meu criador, e com o Filho, meu Redentor, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

R – Ámen

Exame de consciência

Aqui tens dois modelos de exame de consciência, que estão longe de ser completos, mas que podem servir-te de guia e dar-te ideias para te examinares como é preciso.

Podes seguir qualquer deles ou teres um método teu. O importante é que te examines e arrependas.  



PRIMEIRO MÉTODO


Confronto da minha vida com os Mandamentos da Lei de Deus, com os Mandamentos da Santa Madre Igreja, com elenco dos pecados mortais e com deveres do nosso estado.

1º - Mandamento – Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.  


- Tenho amado a Deus sobre todas as coisas e tenho-lhe provado esse amor, rezando e invocando com frequência o Seu auxílio?
- Rezo só para pedir, ou também para adorar, dar graças e reparar pelo mal que se faz?
- Tenho rezado as orações da manhã e da noite? Tenho-as rezado com devoção’
- Acredito inteiramente na doutrina que a Santa Igreja nos ensina, ou tenho consentido em dúvidas contra a Fé?
- Fiz com frequência actos de Fé, Esperança e Caridade?
- Desesperei de alcançar a salvação ou presumi de a ganhar sem merecimentos?
- Recalcitrei contra a Divina Providência?
- Faltei ao respeito às coisas santas e aos ministros da Igreja?
- Recebi em devido tempo os Santos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia?
- Recebi os nas devidas disposições ou cometi algum sacrilégio?
- Nas confissões feitas omiti algum pecado mortal, por vergonha ou malícia, ou apenas por esquecimento?
- Assisti a espectáculos contrários à doutrina e moral cristãs? Li, escrevi, ou dei a ler, publicações contrárias à Religião?
- Acreditei em superstições, agouros ou bruxedos? Consultei bruxos, hipnotizadores, ou assisti a sessões de espiritismo ou semelhantes?
- Filiei-me em sociedades secretas condenadas pela Santa Igreja?
- Profanei algum lugar, coisa ou pessoa sagrada?

2º - Mandamento – Não invocar o Santo Nome de Deus em vão.


- Fiz algum juramento falso, ou mesmo inútil? Fiz algum com desejo de me vingar de alguém?
- Roguei pragas? Respeitei o Nome de Deus, não o misturando com palavras e conversas loucas? Se tenho esse mau hábito, procurei emendar me?
- Faltei, sem graves motivos, a algum voto ou promessa? Procurei obter licença do Confessor no caso de não poder cumprir algum voto?
- Disse ou pensei dizer alguma blasfémia contra Deus e os Seus Santos?

3º - Mandamento – Santificar o domingo e as festas de guarda.


- Faltei à Missa algum domingo ou dia de preceito? Porquê?
- Cheguei tarde sem razões bastantes para isso?
- Estive desatento, por culpa minha, durante a celebração?
- Fiz trabalhos pesados em dia Santificado, sem grave necessidade ou sem ser para auxiliar o próximo aflito?
- Favoreci aos meus subordinados o cumprimento dos preceitos dominicais, isto é , de ouvir a missa e de se abster em trabalhos pesados nos dias santos?
- Obriguei-os a trabalhos pesados e desnecessários nesses dias?
- Procurei passar os dias santos em espírito de piedade?
- Fiz leituras proveitosas para a minha alma?
- Visitei os doentes, presos ou pobrezinhos?
- Assisti a outros actos de piedade além da missa?
- Proporcionei aos que estão sob minhas ordens as facilidades necessárias para também santificassem o Dia do Senhor?



Texto de : Padre José Correia da Cunha





















.

.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário