sábado, 24 de setembro de 2011

PE CORREIA DA CUNHA E O 24 DE SETEMBRO

.
-
-
-
-
-.




“Quem tem bons amigos é feliz!”pcc




O aniversário natalício do Padre Correia da Cunha era sempre algo de muito “sagrado”.

Para ele, era celebrar o dom de Deus na sua existência. Hoje, dia 24 de Setembro, o Padre Correia da Cunha (1917-1977), se fosse vivo, completaria a bonita idade de 94 anos da sua vida.

Naquele dia, a Paróquia de São Vicente de Fora apresentava sinais de grande exultação e de enorme felicidade. Nenhum dos seus paroquianos e amigos se esquecia de exprimir as felicitações de feliz aniversário ao querido Padre Correia da Cunha.


O facto do seu desaparecimento físico ter ocorrido, pode-nos causar dor. Porém, Padre Correia da Cunha sempre nos lembrava que o Amor ultrapassa todas as fronteiras e ninguém morre enquanto permanecer gravado na história do coração dos seus amigos.


Esse referencial de verdadeiro Amor era Jesus Cristo, a medida do Amor Eterno. Ele é a pedra fundamental da Sua Igreja e o seu único Chefe. Todos os membros da Igreja são simples e humildes servidores de Jesus Cristo que pelos seus testemunhos devem dá-lo a conhecer, amar e a segui-lo.


O Padre Correia da Cunha celebrava esse dia com um solene jantar, com todos os paroquianos a quem se unia para comunicar a Mensagem do Evangelho, isto é, com todos aqueles que viviam em intensa amizade fraterna e conviviam com ele mais assiduamente. Eram cristãos empenhados nas actividades paroquiais e em quem o Padre Correia da Cunha depositava toda a confiança e amizade.


Mas quem tinha todos os anos um gesto cortês para assinalar a data natalícia do seu estimável e adorável pároco era a Senhora Dona Emília Caldeira Prieto de Bourbon, que lhe oferecia um festivo almoço num dos restaurantes predilectos de Padre Correia da Cunha: A Varanda do Chanceler, que se situava na sua amada Alfama.


No ano passado, um grupo de amigos quiseram homenagear Padre Correia da Cunha nesta importante data. A presença deste grupo junto do seu mausoléu significou um gesto de gratidão e uma excelente oportunidade para recordar a velha amizade vivida na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora, nos tempos em que o Padre Correia da Cunha era o seu prior.

É salutar sermos gratos às pessoas a quem amamos. A data do seu aniversário é ocasião certa para o recordarmos e testemunharmos que ele continua a unir homens e mulheres que nunca esquecerão a sua amizade.

É imperioso manter assim, bem vivo um perene relacionamento marcado pela alegria sadia e pelo convívio fraterno, que este grupo de amigos crê ser o seu imenso desejo.

A vida de Padre Correia da Cunha era de uma enorme felicidade, pois como frequentemente citava possuía um elevado círculo de bons amigos: “Quem tem bons amigos é feliz!”.

Partiu afortunado porque não viveu por viver, deixou um rastro de amor construído e cultivado.


Sejamos pessoas alegres e felizes, e continuemos a ser na vida das pessoas, especialmente nas de quem queremos bem, uma luz de esperança para ajudá-las na busca destes ideais que herdámos deste grande sapiente sacerdote.


Estou convicto que essa celebração faz parte do grande património de amor que nos foi legado por este grande Homem. O Padre Correia da Cunha viveu a sua vida como um autêntico hino à amizade.


Passados todos estes anos, independente das convicções de fé, de sentimentos que estejam no coração de cada um de nós, há algo que nos faz ir além… porque conseguimos transmitir o fruto do amor cristão na celebração da vida e da verdadeira liberdade.

O Padre Correia da Cunha serviu a sua paróquia com o seu maior zelo. Era totalmente adverso a tudo que aventasse a beatices ou crendeirices. Não era um teórico de filosofia barata, mas um homem de acção, um organizador, com elevado sentido prático das coisas. Era um exemplo de humildade, dedicação a todos os paroquianos mas sobretudo aqueles que muito gostava de congregar à sua volta no dia do seu aniversário.


E como sempre referia, podia reuni-los no dia 24 de Setembro, dia do seu nascimento ou no dia 26 conforme era atestado nos seus documentos oficiais.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

1 comentário:

  1. Anónimo24.9.11

    Muitos Parabens! O Padre José Correia da Cunha foi enorme.

    ResponderEliminar