domingo, 13 de maio de 2012

PE. CORREIA DA CUNHA E A IMAGEM PEREGRINA-1960

.









.




''FICAI CONNOSCO SENHORA''



Homenagem a Nossa Senhora de Fátima, Rainha de Portugal



A Fé e a devoção foram desde sempre características que identificam os peregrinos que em cada dia 13 de Maio, desde os primeiros tempos do Santuário Mariano de Fátima, rumam à Cova da Iria. Movidos por uma enorme crença, jamais se poupam aos sacrifícios para darem testemunho da sua piedade cristã.


Recordo hoje, que durante os dias 27 de Novembro a 4 de Dezembro do ano da graça de 1960, a Imagem Peregrina da Nossa Senhora de Fátima se encontrava na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora. Ali fora acolhida, em ambiente festivo de boas-vindas pelos paroquianos e seu recente Pároco: Padre José Correia da Cunha.


A Paróquia de São Vicente de Fora recebeu a imagem de Nossa Senhora com a maior imponência ao som de Hinos e de preces de louvor. Enquanto repicavam festivamente os sinos nas torres da majestosa igreja, a multidão rompia em entusiasmadas aclamações.


A Luz que se irradia de Fátima e se espalha por todas as Nações da Terra, durante uma inolvidável semana encheu de beleza e pureza as almas de São Vicente de Fora com mensagens de amor, esperança e de paz.



Na primeira noite, realizou-se uma imponentíssima procissão luminosa que então, conduziu a imagem da Virgem da Cova da Iria, por esse vasto Campo de Santa Clara até ao Hospital da Marinha, onde o Padre Correia da Cunha fora capelão desde 1943 até  ao dia 10 de Outubro de 1960.






Na fachada do edifício do Hospital da Marinha, constavam as letras AM (Avé-Maria) iluminadas. O andor, retirado aos ombros dos paroquianos, era entregue aos marinheiros dessa secular instituição.
Houve um momento de paragem e todos os participantes oraram por breves momentos. Entoado o Hino TE DEUM LAUDAMUS em acção de graças, o Padre Correia da Cunha procedeu à benção com ostensório, a todos os doentes internados nesse Hospital Militar.

Constituiu certamente um espectáculo inolvidável, cheio de vibrações e colorido, verdadeiramente deslumbrante e de uma grandeza emocial sem par a Procissão de Nossa Senhora de Fátima que o recente prior realizou através das ruas da sua Comunidade Paroquial. Creio que era para ele o principio da descoberta para a Evangelização e conquista dos corações deste generoso povo de DEUS!


« Em procissão solene, a Deus orando para os batéis viemos caminhando» ( Lusíadas)






Após o regresso da procissão luminosa, e à semelhança do que acontecera na recepção da imagem peregrina, a mesma foi colocada no topo das escadarias e  iluminada com potentes focos de luz, procedendo-se momentos depois a um cortejo processional em direcção ao altar-mor do soberbo templo que se encontrava lindamente decorado com belas flores em toda a sua extensão. Ao centro estava um trono para ali ficar até dia 4 de Dezembro. Durante esse tempo, milhares de fiéis de joelhos, rezavam e meditavam. Pediam paz e toda a felicidade para as suas famílias. Pediam que Nossa Senhora junto do seu amado Filho intercedesse para que o Padre Correia da Cunha, o novo pároco, nos soubesse dar sempre, o Pão da Palavra e o Pão da Vida!



Toda a freguesia parou para se votar à Virgem de Fátima e concentrar-se no Largo e Rua de São Vicente, uma multidão compacta e crente – cantando hossanas à excelsa Mãe de Deus e Rainha de Portugal. Não houve coração que resistisse a tamanha manifestação de Fé e olhos que conseguissem suster as lágrimas de comoção.

O Padre Correia da Cunha com toda a sua energia colocava toda a multidão a ecoar cânticos Marianos em perfeita acústica, num coro formidável.

Esta visita ficaria indescritível, mas passados muitos anos ainda era narrada por muitos paroquianos que nela participaram, como um sinal providencial para marcar a entrada do zeloso pároco que deixou uma grandiosa obra. A bondade, sinceridade e frontalidade deste homem de fé e de elevada cultura contagiou ao longo de 17 anos todos os seus irmãos em Cristo.



Na hora da despedida não faltaram as preces e os cânticos em louvor da Virgem Senhora Nossa Mãe, que por vezes atingiam a mais alta expressão mística.



A imagem depois de passar sob o dístico com a inscrição: FICAI CONNOSCO SENHORA, incorporou-se no cortejo automóvel, que de imediato se pôs em movimento em direcção à Catedral de Lisboa, por entre as ruas totalmente engalanadas com ricas colchas nas janelas em sinal de festa e glória por toda esta boa gente de São Vicente de Fora. A imagem dava a sensação que sorria, agradecendo o acolhimento dispensado por esta gente encharcada de Fé, poesia e sonho. Ardiam em todos o júbilo dos momentos que costumam ficar marcados indelevelmente para toda a vida.

,



.






.







.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário