terça-feira, 2 de abril de 2013

PE. CORREIA DA CUNHA – 36º ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE











.



“ DEUS É QUEM NOS DÁ A CONDIÇÃO DE SERVIR OS OUTROS…”

 

(1977-2013)

 

 

 

Foi no dia 2 de Abril do ano de 1977, que o Padre Correia da Cunha nos deixou, não tendo já celebrado com os seus paroquianos a grande Festa da Páscoa. As suas saudações de “Aleluia! Aleluia! Aleluia! Cristo Ressuscitou!” já não foram gritadas naquele majestoso templo.

 

A morte é sempre um acontecimento brutal, para o qual nunca estamos verdadeiramente preparados. Mas a morte do Padre Correia da Cunha, por ter sido tão inesperada e absurda, tão solitária, tão trágica, revestiu-se de uma violência ainda maior. Sentiram-na muitos dos seus amigos, seus admiradores e os seus imensos paroquianos. Por isso, naturalmente multiplicaram-se as manifestações de pesar que muito justamente merecia. As cerimónias fúnebres do Padre Correia da Cunha arrastaram uma vasta multidão que expressava a sua dedicação às várias obras a que o Padre Correia da Cunha se dedicou ao longo da sua vida de seminarista, marujo, pastor, companheiro Leão…

 

Depois de trinta e seis anos da sua morte, torna-se legítimo interrogar os motivos porque surge este Blogue de Homenagem a este grande sacerdote e educador. São dignas de nota, as actividades culturais, artísticas, sociais e religiosas que tiveram uma imensa importância na formação de muitos jovens da marinha e da paróquia de São Vicente de Fora.

 

Aparentemente poderíamos ser levados a considerar que todas as homenagens já lhe teriam sido prestadas. Estou perfeitamente convicto do oposto.
 
 
 



Desde a primeira hora desta iniciativa, contei com a disponibilidade de muitos amigos que me manifestaram o seu empenhamento e contributo para se preservar a sua memória. Mas muitos deles têm ficado à margem de prestarem a sua homenagem a Padre Correia da Cunha. Creio ter chegado a hora de o fazerem com o envio das suas contribuições e testemunhos.

 

Este blogue está disponível para acolher a participação de todos. Estou profundamente seguro que da amizade e vida do Padre Correia da Cunha muitos beneficiaram na sua formação humana e cristã.




 
 
A simplicidade estóica do Padre Correia da Cunha como clérigo, poeta, orador, comunicador está bem marcada no Seminário de Cristo Rei, no Patriarcado de Lisboa, na Armada Portuguesa, na Paróquia de São Vicente de Fora, nas OGFE e nos Lions Clube... Foi nestes locais que soube criar imensas relações efectivas e afectivas ao longo da sua vida. Pessoa de uma elevada sensibilidade, as conversas com ele eram ricas acções de formação, pois possuía uma enorme coerência de pensamento e profundamente convincente na sua oratória inigualável.

 

Lembrar o passado talvez não seja coisa fácil mas revisitar um tempo em que as actividades religiosas, culturais, artísticas e sociais em que participávamos na Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora… Talvez seja esse o jeito de se escreverem umas singelas palavras sobre o Homem cuja memória se encontra nas muitas coisas que permanecem nos nossos corações.
 


 
 
 
O Padre Correia da Cunha, com a sua magnífica cultura, os seus dons de inteligência, perspicácia e amplos conhecimentos, muito contribuiu para a nossa formação humana, mental e moral. Não havia tema filosófico, sociológico, musical, artístico, literário, religioso e políticos que não discutisse e o tratasse com a maior perfeição que os tempos então permitiam. O Padre Correia da Cunha adorava trocas singelas de impressões sobre livros, factos observados, discussões sobre os mais variados temas teológicos, filosóficos, sociológicos… Estudava e ajudava os jovens discípulos a empenharem-se nos estudos, conversava com todos nós como um amigo mais velho.

 

A terminar, recordo as palavras que o Padre Correia da Cunha repetia permanentemente: “Deus é quem nos dá a condição de servir os irmãos. Como pode Deus servir-se deste pecador sacerdote para essa tão útil missão?”.

 

 

Anima eius et animae omnium fidelium defunctorum per Dei misericordiam requiescant in pace
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário