domingo, 3 de abril de 2016

ENCONTRO OBJECTIVO 45








ELE ENSINOU-NOS A CULTIVAR COM 

TODO O CARINHO, RESPEITO E AMOR A

SEMENTE DA UTOPIA...




Foram muitos os “jovens” e familiares do Grupo OBJECTIVO que se deslocaram de todos os recantos do país para celebrarem a Jornada da Amizade.

Na verdade tratou-se de uma iniciativa louvável a todos os títulos, para os  sessenta participantes que se reuniram neste magno encontro.


JOSÉ LUÍS COELHO,CARLOS PEREIRA,PE ISMAEL, ZÉLIA E RUI AÇO

Naquele adro da capela das Fontainhas de Seiça era fulgurante a felicidade, a alegria, o optimismo, a confiança e a esperança… bem marcadas no rosto de cada um.


É um momento que jamais se esquecerá, confesso francamente, que foi extremamente marcante esta reunião dos amigos do Grupo de Jovens OBJECTIVO de São Vicente de Fora.


 Mas para além de celebramos a verdadeira amizade, houve ocasião para uma simbólica homenagem ao Mestre de Vida – Padre Correia da Cunha (24 de Setembro 1917 – 2 de Abril 1977). Embora tenha sido um escasso momento, essa ocasião permitiu-nos constatar que é a vida e obra desta grande figura que nos congrega (2/IV/2016). Foi ele que esteve na criação deste Grupo de Jovens. Falar do Padre Correia da Cunha é falar de um exemplo de vida para todos os jovens de São Vicente de Fora dos anos 70. 

Ele foi e será um exemplo de renúncia e dedicação, empenhando-se totalmente nas causas em que realmente acreditava.

É também o exemplo de bondade e cooperação onde sempre se encontrava uma palavra amiga e animadora para todos.


ANA CRISTINA, RUI AÇO, ZÉLIA,PE ISMAEL, NOEMIA AZEVEDO, CARLOS PEREIRA E ALBERTINA


Foi um momento solene também a apresentação do livro: OBJECTIVO – 45 ANOS, da minha autoria, tendo a colaboração de muitos dos presentes neste doce encontro.

Não poderíamos em primeiro lugar deixar de expressar a nossa profunda gratidão à boa gente de Fontainhas de Seiça pela disponibilidade manifestada em colaborar com esta iniciativa dos Amigos do Grupo de Jovens Objectivo da Comunidade Paroquial de São Vicente de Fora de Lisboa.

Fizemo-lo na pessoa do Custódio Henriques (Presidente da Junta de Freguesia de Seiça) e da sua esposa Maria de Jesus Henriques (membro do OBJECTIVO). É um casal formidável que sabe estar na vida. Foram os grandes patronos desta iniciativa.

Não pudemos deixar também de agradecer ao Sr. Padre José Luís Ferreira a extrema sensibilidade e generosidade que teve para com este evento, abrindo-nos as portas da sua capela e cedendo-nos este espaço em que realizamos este encontro do OBJECTIVO.

Para eles, vai o preito da nossa gratidão.



Depois desta liturgia vamos ao Livro OBJECTIVO – 45 ANOS

Não é fácil falar de um grupo de jovens que teve uma vida tão rica. Difícil desafio para os apresentadores do livro – que são obrigados a fazê-lo de forma breve e sucinta.

Para dar início a esta sessão de apresentação foi convidada a Ana Cristina Dias, filha do autor do livro.

A sua apresentação foi não só um testemunho sobre a obra do seu pai, como manifestar a sua gratidão aos valores que lhe foram transmitidos e que tiveram a sua génese no mentor espiritual do seu pai: MESTRE DE VIDA – CORREIA DA CUNHA. Foi educada sob a égide desta máxima: a maior liberdade para a maior responsabilidade.

JOÃO PAULO DIAS, ANA CRISTINA DIAS, RUI AÇO E ZÉLIA


Foi fácil para o convidado que se seguiu fazer uma apresentação sobre o livro: Objectivo 45.

O Isidro Marques possui uma vasta e empenhada experiência de vida no Grupo de Jovens OBJECTIVO. Foi um dos seus fundadores. Observador muito atento  foi um activo influenciador de muitas das actividades desse grupo. Está ligado desde a primeira hora a este evento e através de uma simples mas decisiva apresentação procurou vincar a identidade do OBJECTIVO assim como o espírito que nos une nesta comunidade de afectos. 

ISIDRO MARQUES


É de salientar  a sua dedicação em servir o Grupo de Jovens OBJECTIVO de que foi parte activa na condição de membro do tripé (liderança informal do Grupo: CARLOS PEREIRA, RUI AÇO E ZÉLIA NUNES).

A intervenção a cargo do Carlos Gonçalves Pereira suscitou interrogações e acordou-nos para as problemáticas e perplexidades destes eventos do Grupo de Jovens da comunidade de São Vicente de Fora.

Registo que o Carlos Pereira nunca recusaria um convite para nos falar sobre o OBJECTIVO, sobretudo quando queremos de forma solene celebrar o 45º aniversário da data da sua fundação. A palavra é a sua arte. Porque essa é uma das suas grandes qualidades: a disponibilidade constante para partilhar com todos  a sua reflexão aprofundada sobre o Grupo de Jovens OBJECTIVO.

ISMAEL SANCHES (PE) , NOÉMIA AZEVEDO, CARLOS PEREIRA, ALBERTINA  GONÇALVES





























A encerrar esta sessão um homem conhecedor, como poucos, dos segredos da juventude. Podemos afirmar que nenhum segredo do mundo o surpreende. Nasceu na aldeia de Padroso-Montalegre Trás-os Montes em Portugal. Mas percorreu e viveu longos tempos nas terras do Brasil. Nunca deixou de manter bem firmes as suas raízes bem como as memórias do Grupo de Jovens OBJECTIVO. O nosso querido e apreciado Padre ISMAEL SANCHES que nos traz lembranças ao fio das emoções. Memórias de um tempo invisível. Pela sua mão visitemo-las. Serão tantas que não caberão nesta breve apresentação. São tempos plenos de vida e que jamais serão encerrados… antes cheios de esperança. Padre Ismael Sanches. Bem-haja por estar connosco. 




ISMAEL SANCHES (pe) NOEMIA AZEVEDO


Reunimo-nos hoje aqui, num encontro de família OBJECTIVO e para celebrar a Amizade, homenagear o Padre Correia da Cunha e a apresentação do livro: OBJECTIVO 45.

Fizemo-lo em ambiente de fraterno convívio familiar. Queremos leva-lo mais longe… À comunidade paroquial, a outras instituições e aos nossos amigos…

Desejamos providenciar um espaço onde o vasto espólio do grupo e as diferentes expressões artísticas dos membros do OBJECTIVO, aproveitando a diversidade de conhecimentos artísticos deste colectivo, seja exposto.


Mas para nos falar deste projecto que nasceu de uma ideia do Rui Aço e que já tem uma legião de seguidores. O próprio falou desse plano encantado, previsto para o dia 31 de Outubro próximo.

ZÉ LUIS, RUI AÇO, ISMAEL SANCHES E ZÉLIA AÇO


No dia de hoje, em que se celebra o 39º aniversário da sua morte do Padre Correia da Cunha (2 de Abril de 1977). Foi grato trazermos à memória um homem que viveu toda a sua vida ao serviço do próximo, transbordando sobre ele a sua amizade e imensa sabedoria. À juventude ensinou-lhe a arte de bem pensar e do conhecimento. Neste dia não podíamos deixar de evocar a memória do nosso grande pároco de São Vicente de Fora: PADRE CORREIA DA CUNHA.


ANA CRISTINA DIAS, RUI AÇO, ZÉLIA, ISMAEL, NOEMIA, CARLOS E ALBERTINA GONÇALVES



Soubemos aproveitar no ano que celebramos o 45º aniversário da fundação do Grupo de Jovens OBJECTIVO e de termos connosco o Padre Ismael Sanches para acolhermos as palavras que nos dirigiu com a sua inteligência e capacidade de insigne director espiritual do Grupo OBJECTIVO, encorajando-nos a continuar a manter estes encontros de indescritível beleza. Numa palavra a refundar o OBJECTIVO.



Queremos nesta oportunidade, perante a Família do OBJECTIVO manifestar o nosso reconhecimento, a nossa gratidão e amizade por tudo quanto o Padre Ismael Sanches fez: ensinando a cultivar com todo o carinho, respeito e amor a semente da utopia… 







Uma palavra de gratidão aos nossos baladeiros!

Este encontro da família OBJECTIVO foi enriquecido pelo grande momento musical, em que nos deliciamos com as vozes do José Carlos e Fernanda Faria.

Foi recordar um tempo em que o cântico era uma arma política.
A poesia; a arma de esplendor e afirmação de justiça, liberdade e amor. Eram tempos em que a utopia parecia possível…
Foi delirante ouvir de novo o nosso “hino” Cantata da Paz, expresso nos belos versos de Sophia de Mello Breyner Andresen.


Muito obrigado por esta alegria musical e de poesia popular.





Quero aqui também expressar uma palavra de muita gratidão ao Horácio Santos, autor da foto de capa do livro, OBJECTIVO 45. Esta fotografia é produto do espírito, da inteligência e do bom gosto de alguém que tem dedicado a sua vida à arte da fotografia.






O símbolo do grupo de jovens OBJECTIVO é o desenho de uma árvore (estilizado). Analogias: com plantar,como cultivar com procriar e como educar… Não deixa de ser significativa a capa de uma obra, pois é o seu rosto. É uma foto feliz com alguns subtis cuidados aos contrastes de luz e sombra. A obra foi trabalho de todos que permitiram a sua concretização. O livro OBJECTIVO 45 tem um rosto belo e especial, como o OBJECTIVO é especial e belo.










.





.

Sem comentários:

Enviar um comentário